Microsoft anuncia evento que pode revelar Windows 11; veja rumores

A Microsoft deve revelar uma nova edição do Windows no dia 24 de junho. Rumores indicam que o anúncio iria além de uma simples atualização do Windows 10 e apresentaria um Windows 11, uma versão completa com novas funcionalidades, Windows Store remodelada, além do rejuvenescimento de interface gráfica e iconografia, reaproveitando o trabalho iniciado no ciclo de desenvolvimento do Windows 10X.

Não há confirmação de que a Microsoft irá mesmo apresentar o novo Windows 11 na data, mas rumores e indícios dos últimos meses indicam que a nova geração é real e chega seis anos depois do lançamento do Windows 10.

Muito do que se antecipa para essa potencial nova versão do Windows tem relação com mudanças profundas no visual do sistema, cheio de elementos com origem ainda no Windows 95. As alterações do novo projeto gráfico, que são designadas pelo nome de “Sun Valley” internamente, representariam uma profunda remodelagem da interface do Windows com vistas a torná-lo mais moderno, funcional e competitivo diante de sistemas com interfaces mais flexíveis.

Esse redesign teria origem no projeto do Windows 10X, uma edição do Windows que seria mais leve para rodar em dispositivos mais simples, mas também mais adequada às realidades de novos formatos de aparelhos, como notebooks com duas telas e dispositivos com displays dobráveis. No fim das contas, a Microsoft interrompeu o desenvolvimento do 10X.

Além da mudança de interface, o sistema ganharia uma Windows Store mais eficiente e remodelada para atrair um maior número de desenvolvedores e finalmente cumprir o papel de se tornar a principal fonte de aplicações para o sistema. A loja se tornaria franca, permitindo que qualquer desenvolvedor distribua software por meio dela e derrubando antigas restrições, como as barreiras existentes hoje para navegadores.

O novo Windows 11 também viria com um sistema de áudio por Bluetooth de maior qualidade, omissão que poderia acabar com o problema crônico de delay no uso de fones sem fio com o sistema da Microsoft, além de entregar suporte ao codec AAC para som de maior qualidade na conexão sem fio.

O sistema também teria melhorias no modo de trabalho com múltiplos monitores, suporte ao recurso Auto HDR, que tem feito sucesso nos Xbox Series S/X ao aplicar HDR em games sem esse tipo de recurso.

Até o momento, nada confirma que o anúncio seja realmente de um Windows 11, e não de uma nova atualização para a edição 10. Entretanto, há uma série de indícios para a grande novidade: declarações de executivos da Microsoft há meses, o fato de a apresentação do dia 24 ser às 11h da manhã e até uma imagem com um novo logo do Windows projetando uma sombra que lembra duas barras verticais, indicando o número 11. Há ainda rumores que circulam na Internet de fontes críveis, como Evan Blass, famoso por acertar lançamentos no mercado de smartphones, sugerindo que o Windows 11 vem aí.

Lançado em 2015, o Windows 10 representou uma ruptura no modelo de distribuição de software da Microsoft com período de gratuidade de 12 meses, e até de mais tempo em alguns casos. A desenvolvedora de Redmond chegou a categorizar o Windows 10 como “a última versão do Windows”, prometendo atualizações frequentes que expandiriam o escopo e capacidade da plataforma com o tempo.

As atualizações vieram, mas os tempos são outros e algumas novas realidades têm exposto limitações para o Windows 10: mais pesado, ele carece de um apetite mais espartano em termos de hardware encontrado em plataformas mais leves como o Chrome OS. Outra questão é a necessidade de fazer com que o Windows 10 encaixe melhor na arquitetura ARM, usada em processadores de smartphones e, mais recentemente, com enorme sucesso nos Macs da Apple rodando macOS.

Com informações de The Verge (1 e 2), XDA-Developers, Engadget e Twitter e Techtudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.