Flipboard: o que é e para que serve o aplicativo de notícias

Há quase uma década, o Flipboard era lançado exclusivamente para o iPad. Sucesso absoluto, o aplicativo logo chegou a outros dispositivos e sistemas operacionais, inovando com sua proposta única e promissora. Atualmente, a plataforma ainda é bastante popular e possui centenas de milhões de usuários ativos, contudo, ainda é desconhecida para muitos internautas. Afinal, para que serve?

Em termos simples, o Flipboard é um leitor digital de revistas e jornais personalizado com as preferências pessoais de um usuário. A plataforma agrupa diversos tipos de notícias em sessões e as apresenta em um formato de uso “tradicional”, permitindo “folhear” as páginas como acontece nas mídias impressas.

As notícias, artigos e matérias de variados tipos são apresentados em um formato de revista digital, com capas dedicadas que servem como “porta de entrada” para o restante do conteúdo, dentro do site ou portal que efetuou a publicação. Nesse contexto, o aplicativo também possibilita que empresas e companhias criem “revistas especiais” para o fácil acesso de seus clientes e usuários.

Seu lançamento, em 21 de julho de 2010, foi bem recebido e rendeu a nomeação de “Aplicativo de iPad do Ano”, além de também ser considerado uma entre as 50 Melhores Invenções do Ano, segundo a revista Time. Contudo, seu sucesso se tornou ainda maior com a chegada de sua versão para iPhones e iPods, no fim de 2011, que precedeu sua estreia no sistema operacional Android, começando pelo Galaxy S3, em 2012.

Desde então, o Flipboard está presente em mais de 300 milhões de dispositivos, com um acervo com mais de 28 milhões milhões de revistas digitais criadas e um número de usuários ativos estimado em 145 milhões, segundo dados do último ano.

Variante exclusiva

Recentemente, uma “nova versão” — ou variante — do Flipboard foi lançada inicialmente para dispositivos Samsung, sem previsão de chegada para outros aparelhos Android ou iOS. A alternativa em questão é chamada de Briefing e possui, basicamente, todos os principais recursos da versão “tradicional” da plataforma, com a principal diferença de já estar embutido no sistema One UI dos aparelhos Galaxy mais recentes — sem possibilidade de desinstalá-lo.

A presença “obrigatória” do aplicativo no sistema dos dispositivos Galaxy chega a incomodar certos usuários, especialmente os mais preocupados com questões como privacidade de dados, visto que o Flipboard sofreu um grande vazamento de dados em 2019.

Em suma, sem muitas diferenças, o Briefing permite acessar notícias de diferentes tópicos, enquanto aprende por meio de um algoritmo os assuntos que mais interessam ao usuário e, assim, oferece uma experiência personalizada.

Fontes: Business Insider e TECMUNDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.