WhatsApp tem aumento de mensagens com caracteres que travam app

Foto por Anton em Pexels.com

Talvez você já tenha passado pela experiência de abrir uma mensagem no WhatsApp e, logo em seguida, o aplicativo travar. Esse problema é causado pela dificuldade da ferramenta de lidar com caracteres específicos. Tudo indica que há uma tendência de aumento na disseminação dessas mensagens e, para piorar, nenhuma solução pode surgir tão cedo.

O alerta vem do WABetaInfo, site focado no ecossistema do WhatsApp. O veículo explica que o problema se manifesta principalmente em mensagens, mas também pode ser reproduzido em vCards (formato de arquivo para compartilhamento de dados de contato).

Em ambos os casos, o comportamento do WhatsApp é o mesmo: um caractere problemático — ou, mais frequentemente, um conjunto deles — não é devidamente renderizado e faz o aplicativo congelar ao tentar realizar essa tarefa. Usuários brasileiros estão entre os mais atingidos.

Frequentemente, fechar e reabrir a ferramenta não surte efeito. O WhatsApp continua travado. Bloquear o contato que enviou a mensagem que casou o “crashcode” pode ser uma solução. Como? Via WhatsApp Web. O problema é que, em muitos casos, também não é possível acessar esse serviço.

Exemplo de mensagens com os chamados “scary codes”

Se o usuário tiver sorte, uma atualização do aplicativo resolverá o problema. Mas dificilmente isso acontece. Updates não são liberados a todo instante. A solução acaba sendo então a de remover e reinstalar o WhatsApp. O problema é que, nesse procedimento, o usuário pode perder as mensagens mais recentes — ou todo o conteúdo, se não houver backup.

Problemas do tipo existem há pelo menos seis anos e atingem tanto o WhatsApp para Android quanto as versões para iOS, embora não necessariamente ao mesmo tempo: há crashcodes específicos para cada plataforma.

Isso nos faz imaginar que o WhatsApp está simplesmente fazendo vista grossa para o problema. Mas é provável que não seja o caso. Os travamentos são causados por numerosas combinações de caracteres. Um update pode resolver o problema, mas só até alguém encontrar outra combinação que cause travamento.

É de se presumir então que a solução definitiva dependa de uma mudança profunda na forma como os aplicativos do WhatsApp renderizam mensagens, o que está longe de ser uma tarefa fácil. É necessário garantir que a mudança não prejudique o desempenho do mensageiro, por exemplo.

Diante disso, tomar alguns cuidados acaba sendo a melhor forma de prevenção. Restringir a participação em grupos de “zueiras”, acessar mensagens de desconhecidos preferencialmente via WhatsApp Web (quando possível) e permitir que apenas os seus contatos te adicionem em um grupo (nas configurações de privacidade) são um bom começo.

Fontes: Tecnoblog, WABetaInfo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.