Microsoft denuncia Github por hospedar versão modificada do Windows 10

303378

De forma parecida com o Android, os usuários do Windows estão acostumados a modificarem o sistema operacional em busca de personalizar a aparência do software ou torná-lo mais leve com a remoção de aplicações não utilizadas, por exemplo. Para tal, muitos contam com a ajuda de ferramentas do próprio software ou recorrem a terceiros como o Ninjutsu OS, lançado no início do mês passado como uma versão modificada do Windows 10.

Entre as promessas do software estão cerca de 800 ferramentas relacionadas à privacidade do usuário e segurança, principalmente voltadas para usuários de programas de torrents, além da remoção de aplicações que já vem pré-instaladas no Windows como a Cortana e o OneDrive.

O objetivo do projeto é entregar todas as modificações em uma única instalação, dispensando assim a modificações de forma separada, conforme revela o criador do Ninjutsu OS em entrevista ao site TorrentFreak:

“Criei este projeto para ajudar iniciantes e estudantes na área de segurança da informação. Como você sabe, é muito difícil para iniciantes criar o Windows e instalar todas as ferramentas e bibliotecas para alguns dos programas que você precisa no campo da segurança da informação”.

Microsoft acusa Github por violação de licença de software

Em busca de financiamento coletivo para manter o projeto, no início de junho os desenvolvedores hospedaram o Ninjutsu OS no Github. Com isso, a Microsoft tomou ficou a par do projeto e rapidamente agiu para que o link de download fosse removido da plataforma, registrando uma denúncia ao Business Software Alliance (BSA), que cuida para deter a violação de direitos autorais dos softwares.

A acusação foi feita com base em uma lei americana de direitos autorais chamada de DCMA, sob a alegação de que a personalização, ajuste e desativação de recursos do Windows 10, mesmo quando isso melhora a privacidade, equivale a uma violação da licença de software da Microsoft.

“A BSA determinou que o GitHub.com está fornecendo acesso a informações de direitos autorais, não públicas e de propriedade de nosso membro Microsoft”, revela trecho da denúncia.

O link para o download do Ninjutsu OS não se encontra mais disponível no Github, porém a página de financiamento coletivo segue no ar.

Fonte: TorrentFreak

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.