Facebook é multado em US$ 6,8 milhões no Canadá por invasão de privacidade

hack-facebook-password-735x400

O controlador de concorrência comercial do Canadá anunciou nesta terça-feira (19) que a rede social americana Facebook foi multada em 6,8 milhões de dólares por fornecer informações “falsas ou enganosas” sobre a proteção da privacidade dos cidadãos.

Uma investigação “concluiu que a empresa fez representações falsas ou enganosas sobre a privacidade dos canadenses no Facebook e no Messenger”, informou o Escritório de Concorrência, anunciando a multa de cerca de 6,84 milhões de dólares.

Como parte de um acordo no Tribunal de Concorrência, o Facebook concordou em fazer essa correção, principalmente em relação às medidas reais que os usuários podem adotar para limitar o acesso às suas contas.

O Escritório de Concorrência criticou o Facebook por não limitar a troca de informações pessoais de seus usuários com certos desenvolvedores de aplicativos de terceiros “de forma consistente” com suas próprias declarações de privacidade online, entre agosto de 2012 e junho de 2018.

“Essas informações pessoais incluem, entre outras coisas, conteúdo que os usuários postaram no Facebook, mensagens que os usuários trocaram no Messenger e outras informações sobre usuários identificáveis”, afirmou a entidade canadense.

“O Facebook também permitiu que certos desenvolvedores de terceiros acessassem as informações pessoais dos amigos dos usuários depois de instalarem aplicativos de terceiros”, acrescentou o órgão.

Embora o Facebook tenha declarado oficialmente que proibiu a prática em 30 de abril de 2015, continuou a aplicá-la até 2018 com alguns desenvolvedores externos, acrescentaram supervisores canadenses.

Em fevereiro passado, outra agência federal canadense, o Escritório do Comissão de Privacidade, pediu a um tribunal federal que considerasse o Facebook culpado de violar as leis de privacidade canadenses.

Fonte: Yahoo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.